top of page
capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Como manter a produtividade dos seus colaboradores em home office?


A pandemia, de diversas formas, deixou sua marca no mundo, trazendo mudanças em diferentes áreas como lazer, negócios e até trabalho. Um modo de trabalho que já existia, o home office ganhou ainda mais força nos últimos anos.


Sabemos que existem muitos desafios quanto ao home office, e para diminuir dificuldades preparamos um texto recheado de dicas para aumentar a produtividade do trabalho remoto.


Confira como você pode aproveitar o home office ao máximo.


Vantagens e Desvantagens do Home office


A pandemia exigiu inovação das empresas e dos colaboradores, para garantir a sobrevivência no mercado empresarial. Agora que a necessidade do trabalho em casa, por questões de saúde, não é mais presente a demanda pelo trabalho home office permanece. Mas, por qual razão?


Apesar de algumas dificuldades, o home office se justifica porque traz muitas vantagens tanto para empregador como para o colaborador. Segundo pesquisa, o home office trouxe aumento de salário para 58% dos entrevistados e aumento de produtividade para 51%.

No entanto, para que o home office funcione de maneira correta, tanto empresa como colaborador devem respeitar algumas regras, caso contrário, o trabalho será afetado bem como a saúde física, psicológica e emocional do colaborador.


Veja o que você deve fazer para garantir a maior produtividade possível do home office.


1. Separação entre trabalho e casa


Por se tratar do mesmo espaço, casa e trabalho são muito fáceis de serem confundidos e se não houver firmeza logo se está fazendo tarefas da casa no horário de trabalho ou trabalhando na hora de folga.


Ambos os casos é prejudicial para o empregador, pois este deve ter um desligamento do trabalho, de modo que tenha um descanso físico e mental.


Claro que estando em casa é impossível separar totalmente casa e trabalho, mas caso o empregado não consiga fazer esta separação a relação de trabalho não será saudável.

Portanto, vale a pena a empresa investir em processos e protocolos para a fiscalização do trabalho e desligamento do seu colaborador. Já o empregado deve fazer sua parte, como por exemplo, separar, se possível, um cômodo especialmente para o trabalho.


2. Rotina de trabalho


O home office, por sua natureza, é mais flexível e confortável que o trabalho na empresa, no entanto, alguns cuidados para que haja uma rotina de trabalho e não um momento de relaxamento.


Em casa há muitas distrações, como televisão e celular, que podem atrapalhar o trabalho. É importante que o colaborador conscientize seus familiares que está em casa, mas, para trabalhar.


Outro ponto que deve ser evitado é não trabalhar de pijama e fazer a mesma rotina que faria na empresa, como exercer o período de descanso no mesmo momento que todos os empregados fazem.


3. Aumente o trabalho colaborativo


Um dos maiores problemas do home office é o isolamento do colaborador, que passa a trabalhar sozinho em casa. Acontece que a colaboração, pela sua troca de ideias e esforço conjunto, é essencial para o sucesso de tarefas e processos.


Uma forma de resolver isto é por meio de reuniões com a equipe através de videochamadas ou até mesmo por meio do trabalho híbrido.


ความคิดเห็น


bottom of page