top of page
capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Backup: da importância a aplicação nas empresas


Preparamos um breve artigo para explicar sobre a importância de realizar backups em empresas, seus benefícios e como realizar a aplicação em seu negócio. Confira abaixo!






Importância de Realizar Backups em Empresas


O backup realizado em empresas nada mais é do que realizar cópias de segurança de todos seus dados corporativos. Isso inclui informações financeiras, nota fiscais, arquivos de diversos tipos ou sistemas e ambientes usados.


Com o backup, é possível recuperar todas essas informações quando necessário, além de aumentar a produtividade de trabalho em casos em que colaboradores precisem acessar esses dados de forma remota.


Ter uma solução de backup funcional e segura garante a continuidade de seu negócio, já que possibilita que sua empresa volte a operar o mais rápido possível em casos de situações extremas


Essas situações podem ser várias: desde falhas humanas, problemas técnicos que causam perda de seus dados, até em casos em que há ataques cibernéticos com sequestro de dados ou deleitamento em massa.


Quando um desses cenários acontece, tanto a segurança de suas informações podem estar em perigo, assim como o futuro de sua empresa, já que a perda de todos seus dados pode impactar diretamente em sua operação.


Esse processo pode ser realizado de inúmeras maneiras e devem ser gerenciados por equipes de TI internas ou externas ao seu negócio.


Muitas vezes, é interessante contar com um processo de implantação feito por uma empresa especialista no assunto para evitar problemas.

Isso garante a eficácia do processo para que não ocorram erros de configuração ou falhas de segurança sobre seus dados.


Tipos de Backup e Como Aplicar Corretamente


Primeiramente, antes de decidir o tipo de backup ideal para seu negócio, note que determinar a frequência que as cópias de seus dados são feitas é fundamental. Esses intervalos podem ser feitos de forma diária ou até semanal.


Isso pode ser determinado ao considerar a importância de seus arquivos e dados. Quanto mais relevantes, menor deve ser o intervalo de backup.


Entretanto, se formos considerar as boas práticas de gerenciamento de TI, o indicado é que as cópias de arquivos devem ser feitas a cada 24 horas para garantir que não ocorram problemas.


Agora, veremos as formas mais populares para empresas realizarem backups em seus dados. A melhor solução deve ser a que satisfaça suas necessidades e objetivos, atendendo a demanda de sua infraestrutura.


Isso pode variar conforme seu tamanho, a área onde seu negócio atua, os sistemas que você usa e até questões legais e jurídicas especificas da sua empresa. Por isso é interessante contar com uma equipe especializada que ajude nesse processo.

Confira os tipos de backup que você pode usar.


Backup Local


O backup local, ou on-premises, é feito através de um programa computacional que tem a capacidade de identificar o intervalo de backup estabelecido, o que permite realizar as cópias de forma periódica e automática.


Essa modalidade usa um hardware para armazenar seus dados em um local físico, geralmente dentro da empresa, por isso é chamado de local.


Aqui, você e sua equipe são responsáveis pelo gerenciamento da infraestrutura, segurança, manutenção e armazenamento físico em HDs ou outros formatos de hardware.


Backup Remoto (Nuvem)


O backup remoto, também chamado de Cloud ou “na nuvem”, é feito ao usar uma conexão segura com a internet para transferir seus dados de forma externa, em um servidor virtual.

Esse é um serviço oferecido por empresas especializadas, o que garante mais segurança na transferência das informações, assim como armazenamento, manutenção e outros.


Você contrata o espaço necessário conforme sua necessidade, já contando com toda uma infraestrutura cuidada pelo provedor do serviço.


Ainda, existe a opção de mesclar esses dois tipos de backup. Ele é chamado de Backup Híbrido por utilizar os dois formatos de forma paralela.


Ainda que pareça um cuidado excessivo, essa modalidade é usada por muitas empresas que possuem dados sigilosos e importantes, garantindo uma segurança extra.


Escolhendo uma Empresa Especializada


O processo de implantar soluções de backup é fundamental em todos os negócios, assim como considerar a ajuda de uma empresa que ofereça serviços de qualidade e que gerem segurança para suas informações.


A Digitrix é uma empresa com experiência que oferece soluções de TI completas, incluindo implantação e gerenciamento de Backups para empresas. Ela oferece soluções personalizadas conforme nada tipo de negócio.


Para saber mais, conheça os serviços da Digitrix ou leia mais assuntos importantes sobre o segmento no blog da empresa!

bottom of page