capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Por que iniciar a adequação à LGPD organizando sua TI?



A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor em agosto de 2020. Desde então, as novas regras impactaram o mecanismo de diversas empresas pelo país e modificaram a dinâmica de trabalho do setor de Tecnologia da Informação (TI).

Por se tratar de uma legislação que visa à segurança e proteção de dados sensíveis dos clientes, o setor de TI se tornou, junto com o marketing, uma área que passou a receber atenção redobrada e a automatizar ainda mais os processos. Veja as vantagens de iniciar essa adequação a partir desses profissionais e a sua importância.


Por que iniciar a adequação à LGPD organizando sua TI?


A proteção de dados dos clientes já era uma grande preocupação do setor de TI das empresas, informações sensíveis como número de documentos, endereço e até mesmo de raça e gênero sempre foram alvo de atenção dos consumidores, que muita das vezes não querem preencher formulários online sem a garantia de que não serão importunados por empresas parceiras.


Com a modificação das regras na nova legislação da LGPD, as empresas serão amplamente responsáveis pelo vazamento dessas informações, chegando a uma multa bastante salgada e diversas sanções que podem danificar a reputação da marca. Sendo assim, é de suma importância que a LGPD comece ser aplicada a partir do setor de TI.

Essa estratégia é importante, pois, com o conhecimento tecnológico dos profissionais do setor, é possível adquirir os melhores sistemas para criptografar dados sensíveis dos clientes da empresa, fazendo com que eles confiem que a organização vai divulgar essas informações apenas com o consentimento do consumidor.


A preocupação é importante principalmente para clínicas médicas que mantém convênio com hospitais e laboratórios para a realização de procedimentos e exames de seus pacientes.

Em razão da necessidade de autorizações de alguns procedimentos, as informações podem ficar vulneráveis em outros sistemas, podendo o paciente sofrer com importunações que não foram autorizadas de antemão.


Outro dado que é importante implementar no setor de TI para essa nova adequação são as informações bancárias da empresa e dos clientes, uma vez que o vazamento dessas informações podem ficar suscetíveis a roubos e a possíveis golpes envolvendo aplicações financeiras.


Apesar de alguns processos parecerem mais burocráticos para o cliente, os novos sistemas de proteção de dados são importantes para a Tecnologia de Informação da empresa, isso também auxilia na manutenção da mesma no mercado empresarial como uma marca competitiva e que oferece uma grande experiência ao cliente.


Podemos entender, portanto, que iniciar a adequação da LGPD a partir do setor de TI, gera diversos benefícios para a empresa, além de contar com a segurança de que os procedimentos estão sendo realizados dentro da nova legislação, impedindo que falhas possam contribuir para que o empreendimento tenha sanções futuras ou ainda tenha que arcar com multas por alguma infração no sistema que não foi reconhecida.


Saiba mais sobre como nossa empresa pode auxiliar a sua organização a continuar cumprindo com a Lei de Proteção de Dados sem expor o cliente ou outros dados sensíveis.


APROVEITE TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE MAIS CONTEÚDO ABAIXO:


BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: As principais soluções de TI para transformar pequenas e médias empresas


Um guia completo que irá começar a TRANSFORMAR sua empresa e IMPACTAR o seu cliente. Todas as soluções de TI que você precisa conhecer e entender para iniciar a mudança para o próximo nível digital.

ACESSE AQUI: https://materiais.digitrix.com.br/ebook-as-principais-solucoes-de-ti-para-transformar-pequenas-e-medias-empresas