top of page
capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

O papel do suporte de TI nos processos contábeis


Hoje em dia a tecnologia faz parte da rotina das empresas dos mais variados segmentos e tamanhos. Incluindo, principalmente, os escritórios de contabilidade.

Para acompanhar as novas exigências do mercado, os escritórios contábeis precisam estar atualizados em relação ao uso de tecnologias. Um serviço de contabilidade que faz uso do suporte de TI nos seus processos garante que a empresa funcione de maneira adequada.

Os processos contábeis ganham maior eficácia quando há o uso correto da tecnologia da informação (TI). Além disso, o aumento da produtividade na rotina da empresa é bastante considerável. Isso porque o TI é capaz de lidar com os processos contábeis de maneira fácil e eficiente.

Enfim, confira a seguir mais sobre o papel do suporte de TI nos processos contábeis: Principais colaborações da TI para a contabilidade O suporte de TI tem grande responsabilidade dentro das empresas e dos escritórios de contabilidade, cuidando de todos os dados da empresa e sua infraestrutura. Com um suporte de TI a contabilidade pode contar com: Dados protegidos: Os dados têm um papel muito importante, principalmente para a contabilidade. Esses dados são fundamentais para as tomadas de decisões da gerência. Além disso, eles também são essenciais para cumprir com as obrigações perante o governo.

Sendo assim, o suporte de TI deve cuidar do armazenamento de dados, protegendo-os. Normalmente eles se encontram online mesmo, facilitando o acesso do contador, que ganha maior agilidade e produtividade nos seus processos. Gastos reduzidos: Ter a ajuda de um suporte de TI na rotina de contabilidade, além de reduzir tempo e espaço, também diminui os gastos. Isso porque, podem ser usados sistemas de software que ajudam diferentes áreas do escritório. Por exemplo, identificando erros em processos dificílimos de auditoria, ou até mesmo emitindo notas fiscais.

Sendo assim, o contador evita ter que refazer todo o processo, ou no pior dos casos, receber sanções fiscais. Isso sem falar, da redução de mão de obra que eram incumbidas de realizar tarefas mais simples. Recuperação de dados: Não é algo tão raro assim de acontecer, a perda dos dados em um escritório de contabilidade. E quando isso acontece, os danos vão muito além do seu relacionamento com o cliente, podendo gerar tributos arbitrários ficando até mesmo, impedido de concorrer importantes licitações.

Contar com um suporte de TI nos processos contábeis, significa não passar por esses contratempos. Isso porque, o suporte de TI é capaz de recuperar todos os dados perdidos mesmo que tenha sido contaminado por vírus, acidente, falha no computador, etc.

Além disso, os dados podem ser acessados de qualquer lugar, pois é feito tudo online, dispensando mão de obra e com segurança máxima. Tudo isso é possível mantendo sempre o servidor atualizado. Informações da empresa em integridade: Os escritórios de contabilidade devem ter uma confiável camada de segurança. Isto é, para que a integridade e a proteção dos dados sejam garantidas. Portanto, um escritório de contabilidade precisa também de profissionais habilitados, para que estes possam configurar e corrigir problemas dando todo o suporte necessário ao contador.


bottom of page