capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Entenda o impacto da revolução tecnológica no setor imobiliário e construtoras


Hoje, ter a tecnologia como uma aliada se tornou não apenas uma opção, mas uma exigência para que as imobiliárias e construtoras consigam aumentar sua eficiência e produtividade e, assim, alcançarem diferenciação no mercado.


Aliás, adotar a tecnologia hoje é uma condição fundamental para que as empresas ligadas a esse setor consigam sobreviver no mercado de locação e venda de imóveis, bem como no de construção, considerando que se trata de uma tendência, de um caminho inevitável.


No entanto, é fato que nem todas as imobiliárias e construtoras entendem o impacto da tecnologia em seus negócios, não as adotando ou não sabendo usá-las. Para facilitar sua compreensão nesse sentido, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas tecnologias e os seus principais impactos no setor imobiliário e na construção civil.

Veja!


Tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção)

A tecnologia BIM vem sendo utilizada por muitas construtoras, devido aos benefícios que essa solução oferece. Um dos benefícios é proporcionar aos gestores de uma obra uma visualização ampla e antecipada de projetos arquitetônicos, considerando que se trata de uma tecnologia que reúne tudo que a construção compreende em uma planta de três dimensões.

É uma solução que evita que a construtora tenha gastos extras em decorrência de alguma alteração que precise ser feita no projeto. Com tal tecnologia, essa alteração pode ser feita de forma prévia, o que evita não apenas gastos, mas o retardamento da obra.

Inteligência artificial (IA)


A Inteligência Artificial, que é mais conhecida pela sigla IA, tem sido também aplicada em sistemas ou plataformas de imobiliárias e nos sites de construtoras, geralmente com o objetivo de tornar a experiência do consumidor cada vez mais assertiva e diferenciada.

No caso das plataformas imobiliárias, a IA tem sido usada especificamente para mapear os comportamentos e preferências dos consumidores, com o objetivo de entregar um imóvel que atenda perfeitamente às suas necessidades.


Além disso, tem sido usada para otimizar o processo de comunicação entre as construtoras/imobiliárias e seus clientes. Para isso, tem-se adotado chatbots, que nada mais são do que máquinas inteligentes que realizam o atendimento ao cliente de forma eficiente e produtiva.

Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia tem impactado positivamente as imobiliárias e o setor de construção civil.


Big Data e computação em nuvem


Tecnologias como Big Data e computação em nuvem também têm sido usadas pelas imobiliárias e construtoras para tomar decisões cada vez mais assertivas em seu dia a dia. Hoje, é importante dizer, empresas, corretores e gestores de imóveis, de uma forma geral, não têm mais espaço para tomar decisões com base no "eu acho".


Qualquer decisão ou atitude deve ser baseada em dados que são coletados e organizados de forma sistematizada em tecnologias como Big Data e computação em nuvem. Essas soluções entregam aos gestores informações assertivas no momento certo, o que pode fazer com que eles tomem decisões não apenas certas, mas habilmente.


Como se pode observar, a tecnologia impactou significativamente as imobiliárias e construtoras, trazendo o aumento da eficiência e da produtividade, de uma forma geral.


Você sabia que oferecemos serviços em tecnologia que podem aumentar a eficiência, produtividade e economicidade de sua empresa? Para saber mais, entre em contato conosco.


APROVEITE TAMBÉM A OPORTUNIDADE DE MAIS CONTEÚDO ABAIXO:

BAIXE GRÁTIS O NOSSO E-book: As principais soluções de TI para transformar pequenas e médias empresas


Um guia completo que irá começar a TRANSFORMAR sua empresa e IMPACTAR o seu cliente. Todas as soluções de TI que você precisa conhecer e entender para iniciar a mudança para o próximo nível digital.


ACESSE AQUI: https://materiais.digitrix.com.br/ebook-as-principais-solucoes-de-ti-para-transformar-pequenas-e-medias-empresas