capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Entenda a importância do investimento em gestão da informação


Considerada uma ação sistêmica que procura entender as necessidades informacionais de uma organização e as disponibiliza para a solução de problemas, a gestão da informação gerencia adequadamente os dados e os transformam em informações que servem de base para as decisões empresariais.


Os negócios, inclusive os jurídicos, devem obter, organizar, analisar e interpretar os dados para sobreviver nos mercados globais, altamente competitivos. O gerenciamento de dados é importante para as funções empresariais, pois ele torna a organização mais competitiva, reduz custos e aumenta a produtividade.


Quer saber como a gestão da informação vai ajudar o seu negócio a evoluir? Então, leia o artigo que preparamos!


Redução de custos operacionais

A maioria dos empreendedores reconhece a dificuldade de calcular indicadores como o custo de aquisição de clientes e o retorno sobre o investimento do departamento de marketing. Se nas grandes empresas é quase impossível descobrir o índice de fidelização e as referências em controle de dados, nas pequenas indústrias o problema é a engenharia de custos.


Além de acompanhar os gastos de produção e o impacto da manutenção, com um software personalizado não tem como alocar uma equipe para realizar tarefas manuais e repetitivas, que desvalorizam o tempo de trabalho e diminuem a força produtiva. Isso põe fim aos gastos com processos como a recontagem de itens no estoque.


Sendo assim, ter um software adequado permite o registro e o monitoramento periódico de forma rápida de todos os dados financeiros do seu empreendimento. Também acaba com as pequenas ineficiências operacionais, realizando alterações no planejamento orçamentário do seu negócio e na alavancagem da dívida.


Gestão da informação aumenta a produtividade da empresa

A interação entre a Tecnologia de Informação (TI) e as empresas é muito complexa. Ela é influenciada por fatores intervenientes que são a estrutura da organização, as políticas, a cultura, o espaço da empresa e as decisões de sua administração. 


A gestão da informação faz com que a organização aprenda com seu ambiente e incorpore conhecimentos, referindo-se ao conjunto de processos que são desenvolvidos em uma empresa e que servem para criar, transferir, armazenar e obter conhecimento.

A Tecnologia de Informação desenvolve procedimentos que otimizam o fluxo, a aprendizagem, a proteção e o compartilhamento do conhecimento na empresa que agora é gerenciada pelo meio organizacional da companhia.


Uma outra vantagem da gestão da informação é que ela aumenta a produtividade da empresa, pois melhora os equipamentos e materiais (hardware), os procedimentos (software) e o colaborador. Esse sistema facilita o desenvolvimento humano por meio de um processo de recrutamento padronizado, da contínua qualificação de seus funcionários e do treinamento.


E o ser humano é a engrenagem essencial para a melhoria da produtividade.


Desenvolvimento da Companhia

A gestão da informação cria um ambiente em que todos os dados da empresa podem ser acessados. O sistema tem estratégias que servem para superar a concorrência, melhorar o trabalho e evitar erros.


Os sistemas de TI reúnem informações sobre nível de estoque, perfil e comportamento dos clientes. Ao criar novos modelos de gestão da informação, uma empresa elimina a burocracia e a demora no compartilhamento de dados. Assim, é possível tomar decisões importantes de maneira mais rápida e novos negócios podem ser fechados com mais agilidade.


O resultado disso tudo é a mudança no comportamento dos colaboradores. Os gerentes, por exemplo, ficam seguros quanto à eficiência do trabalho e focam em outras áreas, como a gestão de pessoas.


Qualquer negócio precisa de tecnologia para ter sucesso. Se essa solução for utilizada de maneira correta, ela abrirá várias opções benéficas, entre elas, a integração com as metas, os objetivos e a estratégia de negócio. Ao investir em gestão da informação, você possibilita o crescimento do seu empreendimento e os resultados positivos no trabalho realizado pelos profissionais que atuam em seu empreendimento.


Você gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre os benefícios de uma boa gestão da informação? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo!