top of page
capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Dicas para evitar vazamento e sequestro de dados no seu negócio


Na era digital, a produção de dados está se tornando cada vez maior. Nesse sentido, é primordial que as empresas garantam que suas informações estejam em total segurança.


Pensando na importância desse tema, preparamos este conteúdo com as melhores dicas para evitar o vazamento e sequestro de dados na sua organização. Confira!


1. Cuide das suas senhas


Na tentativa de sempre se lembrar das senhas, muitas pessoas optam por usar datas de nascimentos, números de telefone etc. Ação esta que facilita com que descubram o seu acesso. Portanto, não faça isso!


Uma dica é colocar senhas com caracteres diferentes, por exemplo, números, letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e pontos. Além disso, tente dificultar colocando mais de 8 dígitos.


2. Antivírus


Conte com um bom antivírus para proteger as suas informações.


Existem algumas opções gratuitas no mercado, porém para o meio corporativo, o ideal é que você invista, pois somente assim, será possível contar com uma proteção avançada.


3. Informe seus funcionários


Alguns problemas podem ser causados por erros de seus colaboradores. Com isso, os oriente para que isso não ocorra.


Muitos ataques são oriundos de uma técnica de e-mails falsos, que para atrair, promete ofertas imperdíveis e conteúdos com teor sexual. Sendo assim, para resolver tal problema, instale uma política de segura em sua organização. Por exemplo, só permita que os programas sejam baixados em sites oficiais.


Além disso, peça que os informe caso tenha ocorrido algum ataque, pois assim, será possível correr atrás na tentativa de minimizar os problemas.


4. Controle os acessos


Tenha em mente que os acessos às informações não devem ser abertos a todos os funcionários. Afinal, infelizmente, os ataques podem ser internos.


Portanto, na tentativa de minimizar as chances de isso acontecer, revise todas as funções da sua empresa e distribua as senhas de acordo com as necessidades de cada setor.


5. Atualize seus sistemas


Para realizar ataques, os hackers buscam explorar pontos que estejam vulneráveis nos sistemas. Sendo assim, mantê-los sempre atualizados faz com que fiquem mais protegidos, já que as novas versões buscam se aprimorar cada vez mais.


Ficar atualizando cada sistema pode dar muito trabalho, porém não se preocupe: você pode configurar para que tudo seja realizado de forma automática. Muito melhor, não é?!


6. Se atente aos processos


Acompanhar e fazer auditorias de modo que consiga identificar os gargalos dos processos do seu negócio é primordial para evitar ataques.


Portanto, sempre se preocupe em avaliar seus sistemas, e claro, resolver a situação assim que identificar um problema. Além disso, acompanhe seus funcionários para entender se todos estão realizando a política de segurança da empresa.


E aí, gostou das dicas que separamos para você? Então, já comece a usá-las e garanta toda a segurança necessária para os dados do seu negócio. Afinal, essa atitude trará mais confiança a seus clientes e também garantirá que não sofra com problemas que podem trazer prejuízos financeiros e para a imagem da sua organização.


Agora que viu algumas dicas, que tal entender um pouco mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados? Basta conferir o nosso E-book - Guia completo sobre o que é Suporte de TI e como contratar este serviço com segurança. Aproveite a leitura!



bottom of page