top of page
capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Compliance de Rede: saiba como funciona


Um dos assuntos mais comentados dos últimos anos, principalmente em empresas do Brasil é sobre a gestão de TI, e mesmo que muitas organizações coloquem em prática ferramentas relacionadas ao tema, ainda é novo para muitas outras.


O Compliance de Rede é novidade para muitos gestores de empresas, e não se atentar a isso pode ser um grande erro, afinal, é tão importante quanto a segurança de dados compartilhados no dia a dia da empresa que são coordenados pelo setor de TI.


Por isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações sobre o que é compliance de rede e como isso funciona. Acompanhe a seguir!


Compliance de rede: o que significa?


O Compliance de rede em TI tem sido colocado em pauta cada vez mais nas empresas de diferentes setores. A tradução de compliance é estar em total conformidade com determinada regra.


Com isso, esse conceito está relacionado a um conjunto de medidas que são adotadas com o objetivo de seguir normas e leis, para valorizar a cultura, a ética e moral da empresa durante os serviços que são prestados.


O compliance de rede tem objetivo de diminuir os possíveis riscos que um negócio corre, como por exemplo ter que lidar com penalidades relacionadas à falta de cumprimento de leis e regulamentos dentro do setor de atuação da organização.


No setor de TI, o compliance está relacionado à segurança de informações e dados, garantindo que estejam confiáveis. Assim, é possível ter a certeza de que a empresa está em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e também com outras regras.


Com o compliance de rede é possível prevenir possíveis ataques e invasões que comprometam a infraestrutura dos sistemas locais, além de controlar o uso de forma indevida dos dados ou acessos.


Por que implementar o compliance de rede em empresas?


Cada vez mais podemos ver que o mercado está em constante evolução, não é mesmo? Com isso, os requisitos, regras e leis referentes ao setor de TI também estão se modificando.


Justamente por isso é importante colocar em prática alguns serviços mais específicos, para garantir que o negócio esteja em conformidade com as leis, como o compliance de rede, por exemplo.


É importante lembrar que é necessário adotar alguns programas com o objetivo de melhorar ainda mais a comunicação entre as equipes, assim como utilizar novas tecnologias, por exemplo.


Os profissionais da área devem colocar em prática ações para atualizar, criar, distribuir e rastrear as políticas de conformidade, afinal, as regras devem ser seguidas, e quando isso não acontece, a empresa pode lidar com algumas penalidades.


Com as propostas desenvolvidas, todos os setores da empresa conseguem se manter focados nas tarefas que foram distribuídas. Isso significa que, dentro do compliance de rede, é possível fazer com que as atividades funcionem corretamente, sem nenhum problema.


Além disso, ainda podemos destacar que os colaboradores devem ser treinados para que isso seja possível e então, operar segundo as leis, conhecendo o que é ilegal ou antiético, para evitar multas.


Depois de entender melhor sobre o assunto, acesse o site e confira outros conteúdos do blog relacionados ao tema!

bottom of page