capa-blog-digtrix.jpg

BLOG DIGITRIX

Insights para ajudar você a fazer uma verdadeira Transformação Digital na sua empresa e obter sucesso!

Como o cloud computing está ajudando o mercado atualmente?


O mercado está sempre em busca de algo que o faça crescer produzindo e vendendo mais. Sendo assim, as novas tecnologias sempre acabam sendo aliadas para chegar a esse fim.


O cloud computing é uma dessas novas tecnologias que vem ajudando o mercado, independente de seu nicho de atuação, cresça ainda mais. Ele contribui para que o número de clientes cresça e para acelerar o atendimento a este público, mesmo que seus efeitos não sejam tão visíveis, a princípio.


Sendo assim, este post mostrará como o cloud computing, chamado também de computação em nuvem, pode ajudar qualquer negócio a crescer. Leia e compartilhe!


Conceito de cloud computing


O cloud computing se resume à disponibilização de recursos e serviços digitais sob demanda de pessoas físicas ou jurídicas. Como exemplos, temos a estrutura de alocação de espaços para processamento e armazenamento de dados online.


Com isso, todos os programas e informações utilizados podem ser guardados em um servidor localizado remotamente e acessados a qualquer momento através da rede de computadores da organização que contrata este serviço.


Vantagens do cloud computing para as empresas


Vamos mostrar agora algumas vantagens que a computação em nuvem traz para as empresas:

1. Aumento do controle sobre os dados da empresa:

Quando dados são armazenados em vários computadores diferentes dentro de uma empresa, há grande risco deles se perderem. Informações importantes podem sumir com isso ou pode haver conflito entre dados. Quando uma organização usa o cloud computing, todas as informações ficam guardadas em um único banco de dados remoto, onde todos tem acesso e se reportam a ele.


2. Maior eficiência no uso do espaço físico da empresa:

A computação na nuvem faz com que as organizações não precisem se preocupar em utilizar um espaço físico interno para criar uma infraestrutura de servidores para guardar os dados. O servidor remoto não ocupa espaço nas empresas e traz economia, pois não será necessário investir em equipamentos para esse fim.


3. Acesso e compartilhamento facilitado a dados da empresa:

O cloud computing permite que os mesmos dados sejam consultados por diferentes pessoas ao mesmo tempo. Isso pode agilizar os processos internos dentro de uma empresa. As informações podem ser, também, editadas em tempo real, com todos tendo acesso a mudança ao mesmo tempo.


4. Segurança das informações através de redundância:

O cloud computing possui sistemas redundantes para que os dados não se percam. Os servidores investem em backups para que se mantenha a segurança, a estabilidade e a proteção desses dados. Isso faz acidentes ou crises eventuais serem prontamente sanadas.


Além de todas essas vantagens, o cloud computing ainda faz:

· As empresas focarem em seu core business e não em questões de TI apenas;

· As empresas ganharem a possibilidade de atuação remota, o chamado home office;

· Compartilhar dados importantes rapidamente com o setor de atendimento ao cliente e vendas.


O post mostrou como o cloud computing está auxiliando o mercado a crescer? Leia e compartilhe este artigo para que outras pessoas entendam a importância dessa tecnologia para o mercado.